Connect with us

Santa Terezinha

Santa Terezinha de Itaipu está entre as cidades mais transparentes nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) divulgou o índice de transparência da Administração Pública dos 399 municípios do Paraná, no que se refere as ações e políticas adotadas para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Na avaliação, Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado, atingiu um excelente resultado com índice de 97% em transparência, sobre os critérios fixados pelo órgão de controle e aparece atrás de Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais, com 100% na aferição.

O TCE analisou vários pontos relacionados aos atos de publicidade durante a pandemia. Entre eles a existência de publicação diária de boletins epidemiológicos; a disponibilidade de endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; a veiculação da íntegra das licitações, dispensas e inexigibilidades relacionadas ao enfrentamento à pandemia e se há publicidade da relação completa dos servidores efetivos, temporários e comissionados nomeados especificamente para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a pesquisa, a média de transparência atingida pelas prefeituras foi de 60,7%, percentual apresentado por 187 prefeituras. O pior resultado foi identificado em Nova Aliança do Ivaí com 16,25%. O TCE também avaliou o desempenho do Governo Estadual que atingiu a média de 65,25%.

A análise nos portais da transparência e nos sites governamentais das entidades foi feita entre agosto e setembro, com base em critérios determinados por uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), indicador desenvolvido pelo TCE-PR em 2018, inteiramente dedicada ao problema do novo coronavírus.

Redação STI News com informações do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná)

 

 

Copyright © 2021 STI NEWS.