Santa Terezinha

Compostagem beneficia 100 produtores rurais anualmente em Santa Terezinha de Itaipu

O uso da compostagem no meio rural é um processo importante para a preservação do meio ambiente e que pode gerar inúmeros benefícios ao homem do campo, isso porque o processo melhora a qualidade do solo, reposição de matéria orgânica, auxilia na recuperação de nutrientes e redução da temperatura do solo, fatores que contribuem para que as hortaliças e demais plantas cresçam sadias e resistentes, reduzindo com isso a necessidade do uso de agrotóxicos.

Em Santa Terezinha de Itaipu, dentre as ações voltadas aos produtores rurais, está a distribuição de compostagem. De acordo com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, todos os anos são atendidos com 500 toneladas de compostagem, aproximadamente 100 produtores rurais. “Por meio do cadastro de todos os agricultores hortifrutigranjeiros, fazemos a distribuição do composto, para que os produtores possam diversificar a propriedade e permanecer no campo”, explicou.

Compostagem

A compostagem é feita através da mistura de galhos triturados e esterco bovino e suíno. O processo vem de encontro com a iniciativa da administração municipal, que prevê a destinação correta dos chamados “inservíveis”,

Todo o processo de trituração dos galhos é realizado pelas secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos. “Nós temos um triturador de galhos de última geração. Ele mói galhos e troncos de árvores de até 30 centímetros de diâmetro. Cem por cento do que é gerado é moído e é feita essa compostagem”, acrescentou Ruppenthal.

Click to comment

+ Lidas

Copyright © 2021 STI NEWS.