Com a chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (23), os grupos a serem imunizados deverão ser ampliados em Santa Terezinha de Itaipu. São 790 doses do imunizante Coronavac, que nesta etapa devem atender os idosos na faixa etária de 70 a 75 anos, em ordem escalonada.
Devido à grande demanda de pessoas a serem vacinadas, os imunizantes serão aplicados nas unidades básicas de saúde, respeitando as medidas de segurança contra o coronavírus. Para isso, os profissionais da saúde estarão realizando o agendamento por telefone.
“Por meio do agendamento, nós estamos possibilitando a aplicação da vacinação em um ambiente seguro e confortável, além de garantir que as pessoas se desloquem apenas quando for a sua vez, evitando aglomerações”, explicou o secretário de Saúde, Fabio de Mello.
Chegada das novas doses
A Secretaria da Saúde enviou na segunda-feira (22) mais 369.650 doses de vacina contra o coronavírus às 22 Regionais do Paraná. O número é correspondente à nona remessa recebida pelo Paraná do Ministério da Saúde no sábado (20), composta por 240,4 mil doses, junto com a segunda metade da remessa recebida na última terça-feira (16), somando mais 129,2 mil doses.
Com a chegada dos imunizantes em todo o país, o ritmo de vacinação deve acelerar no Brasil nos próximos dias, devido a decisão do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que autorizou uso de todas as vacinas de segunda dose, que estavam armazenadas pelos Estados, para a aplicação imediata de primeiras doses, abrangendo demais públicos prioritários.
“O aumento significativo das doses é resultado das novas estratégias de logística e a autorização de produção das vacinas pelo Instituto Butantan. Com isso, esperamos receber novas doses mais que uma vez por semana, ampliando ainda mais, a vacinação do grupo prioritário”, disse a prefeita Karla Galende.