Com intuito de capacitar produtores rurais de Santa Terezinha de Itaipu, a Administração Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), promove nesta semana o curso de Gestão de Custos na Produção de Hortaliças.
Serão cinco dias de aula, onde os produtores, técnicos e futuros produtores, aprenderão como gerir e mapear os custos das propriedades rurais. “Esse é um curso que vai fazer com que os alunos aprendam a fazer as marcações e as planilhas de custo para verificar se a plantação está sendo vantajosa. A propriedade rural precisa ser tratada como uma empresa, por isso, ela necessita dessa separação dos gastos pessoais e dos gastos com a propriedade”, explicou o engenheiro agrônomo e responsável pelo curso, Paulo Rogério Borszowskei.
Além de levar conhecimento aos produtores rurais, o curso ao ser aplicado nas propriedades rurais, garante o aumento da renda e, consequentemente, estimula a economia do município. “Esse é um curso muito importante para os produtores rurais, afinal, troca de experiência e conhecimento pode ajudar na agregação de renda das famílias. Parcerias como essa, entre o município, Senar-PR e IDR-PR, fazem toda a diferença e serão sempre bem-vindas”, destacou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.
“Santa Terezinha tem um potencial enorme para produção de hortaliças, até mesmo para atender a grande demanda do mercado da tríplice fronteira. Além disso, este curso poderá fomentar esta atividade no município” afirma o engenheiro agrônomo André Rinaldi do IDR-Paraná.