Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Terezinha de Itaipu já podem levar para casa diferentes obras da literatura brasileira, que fazem parte do projeto “Família Leitora”. O projeto lançado no mês de janeiro, visa promover momentos de convivência em família fortalecendo os laços entre pais e filhos, além de desenvolver o hábito da leitura e a criatividade dos alunos.
A entrega dos livros foi realizada nesta terça-feira, 15, pela prefeita Karla Galende, para os alunos das escolas municipais e dos CMEIs. “Esse é um momento muito especial, pois sabemos da importância da leitura no desenvolvimento das crianças. Esse é o maior investimento em literatura na história de Santa Terezinha de Itaipu. Com certeza, vamos colher em breve os frutos desse importante projeto, que veio para somar ainda mais para qualidade no ensino”, destacou a prefeita Karla Galende.
O aluno do Centro de Educação Infantil Parque dos Estados, Heitor de Souza Venson, ficou encantado com o livro que recebeu pelas mãos da professora. “Eu gosto muito de ler. Quando eu chegar em casa vou mostrar o livro para minha mãe e ler com ela”.
Para as alunas Beatriz amabily Vargas Manicardi e Pietra Melo, da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, o projeto vai ensinar outras crianças sobre a importância da leitura. “Eu gostei muito desse projeto porque a leitura sempre nos ensina algo novo. Vou ler com meus pais, com meu irmão, com meus primos”, disse Beatriz.
“Desde pequena eu leio e agora vou poder iniciar novas leituras e mostrar para as outras crianças também o poder e a importância da leitura para nossa vida”, acrescentou Pietra.
O projeto “Família Leitora” vai beneficiar 2.400 alunos, que levarão para suas casas oito exemplares de livros durante o ano, escolhidos conforme a faixa etária das crianças. De forma contínua, durante todo o ano letivo de 2022 será analisado o desenvolvimento do hábito da leitura nos alunos. O fortalecimento dos laços em família também será avaliado por meio do depoimento dos familiares envolvidos no projeto.
Foram investidos no projeto aproximadamente R$ 1 milhão de reais, com recursos vinculados à educação e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB. No total, serão mais de 25 mil livros no acervo da biblioteca municipal.