A UniAmérica Centro Universitário e o Projeto Antes da Saideira unem esforços em favor da promoção de ações que despertem a sociedade (em especial os jovens) sobre os impactos do consumo moderado ou exagerado de bebidas alcoólicas. A partir do mês de junho, serão organizadas várias ações que visam instigar o debate crítico sobre a ingestão de álcool.
“Para a comunidade acadêmica, estamos preparando várias rodas de diálogos sobre sentido de vida, autoestima e outros temas relacionados à saúde emocional”, comenta a jornalista e propositora do Projeto Antes da Saideira, professora Isabela Collares. E a profissional ainda comenta: “a ideia não é discutir se beber é certo ou errado. Ações moralistas costumam render resultados superficiais e bastante duvidosos. A proposta é abrir espaço sobre a reflexão do impacto das escolhas e isso, inevitavelmente, passará pela esfera do autoconhecimento”.
O PROJETO
Da vontade de trazer à tona o debate sobre a banalização do álcool na sociedade, é que surgiu o projeto Antes da Saideira. Por meio de palestras e dinâmicas educomunicativas, realizadas desde 2017 em colégios, empresas e universidades do país, o projeto tem incentivado o debate crítico quanto os apelos midiáticos favoráveis ao consumo de álcool (propagandas, filmes, reportagens). As ações realizadas já ganharam destaque em jornais como a Gazeta do Povo e a EBC nacional.
LIVRO
Em 2020, Isabela publicou o livro reportagem “Antes da Saideira”, que conta com uma série de relatos de jovens universitários que compartilham suas experiências frente ao consumo moderado ou exagerado de bebidas. “O livro aborda os bastidores das nossas escolhas, além de algumas informações relevantes sobre o apelo cultural e a força midiática. Desde crianças, somos bombardeados com vários estímulos para se consumir bebidas alcoólicas. Trazer à tona esse debate, pode ajudar no processo de conscientização”, comenta a autora.
Além dos debates e das lives gratuitas e abertas para todos, a parceria da UniAmérica com o projeto Antes da Saideira também contemplará atividades que estejam inseridas no conteúdo programático dos estudantes. “Vamos inserir o tema da banalização do consumo de álcool nos projetos integradores da UniAmérica. A ideia é que as campanhas de conscientização sejam realizadas pelos próprios alunos”, comenta Ryon Braga, reitor do Centro Universitário.
O diálogo sobre a banalização consumo de álcool parece ganhar cada vez mais urgência. Dados divulgados em maio pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) apontam um crescimento de 38% nas vendas de bebidas alcoólicas nas distribuidoras desde o início do isolamento social, em março de 2020. Nos mercados, o aumento nas vendas foi de 27%. Outra pesquisa, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicou que 18% dos brasileiros aumentaram o consumo de álcool durante a pandemia. O índice foi ainda maior (26%) na faixa etária de 30 a 39 anos.
Conheça mais sobre o projeto:
http://www.antesdasaideira.com.br/
http://bit.ly/youtubeantesdasaideira
_____________
https://www.youtube.com/watch?v=GYIRgK6qveM
https://www.youtube.com/watch?v=HjLnum2mNrI
https://www.youtube.com/watch?v=2pev8eNzhH8