Quando o assunto é a preservação do meio ambiente, o Corredor da Biodiversidade Santa Maria, é destaque por promover ao longo de 20 anos de existência, a conservação de recursos naturais e a perpetuação das espécies regionais da fauna e da flora.
Localizado em Santa Terezinha de Itaipu, o corredor com 12 km de mata ciliar, interligando o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva do Lago de Itaipu, chegando ao Parque Nacional de Ilha Grande, tornou-se um importante passo para a criação de um Corredor Trinacional, ligando áreas de conservação em território nacional, com áreas protegidas da Argentina e Paraguai.
Para a formação do corredor ecológico foram reflorestados 73 hectares, num trabalho que envolveu o plantio de 128 mil mudas, além da instalação de pelo menos 73 quilômetros de cercas nas divisas entre o corredor e as propriedades rurais vizinhas. A área conta ainda, com duas microbacias, dos rios Apepu e Bonito.
Além disso, o corredor é uma área de proteção ambiental que integra, na região divisora de águas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu, a sexta maior Reserva Natural do Paraná e está ligada à Reserva Particular do Patrimônio Natural, reconhecida e declarada como RPPN com área total de 242 hectares.
A referência em preservação tem servido de inspiração para muitos trabalhos técnicos de pesquisa e monitoramento da fauna e da flora, pois boa parte das medidas de restauração da vegetação já está concluída e as áreas mais antigas apresentam uma fisionomia florestal. Instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, utilizam o corredor como um laboratório procurando entender os processos ecológicos que estão ocorrendo nesta paisagem preservada do território paranaense.
Parceria
São parceiros no Corredor de Biodiversidade Santa Maria, junto com a Fazenda Santa Maria, a Itaipu, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), através do Parque Nacional do Iguaçu, as prefeituras de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu; o Ministério Público Estadual; a Rodovia das Cataratas S.A.; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Cascavel; além de instituições de ensino e pesquisa e Organizações Não-Governamentais.