Referência na coleta seletiva e reciclagem para outros municípios do país e até do exterior, a Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI), recebe constantemente visitas de gestores e autoridades, que buscam essa troca de experiência positiva quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos.
Nesta quinta-feira, 29, a Acaresti recebeu a visita do vereador Adrian Urlauf do município de Santa Rita no Paraguai, da engenheira Suzana Ribeiro da secretaria de Meio Ambiente de Santa Rita, além do engenheiro Augusto Cesar Zolin de Paula, da empresa Rena S.A, responsável pela concessão da coleta seletiva e disposição final dos resíduos no município paraguaio.
O vereador ficou encantado com o trabalho desenvolvido pela Acaresti. “A cidade de Santa Rita cresceu muito em pouco tempo, isso faz com que a gestão pública tenha desafios para acompanhar esse crescimento. Estamos trabalhando no projeto de implementação da coleta seletiva para melhorar as condições ambientais e econômicas da cidade, desta maneira, não melhor do que trocar experiências com um modelo que já vem apresentando resultados positivos. Todo conhecimento adquirido nessa visita vai fazer a diferença para o nosso projeto. Boas ideias precisam ser compartilhadas”, ressaltou.
Os visitantes foram recepcionados pelo secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, presidente da Acaresti, Antônio Cândido de Moraes, e pelo chefe de divisão de Coleta Seletiva de Santa Terezinha, Darlei Sauer de Souza.
Acaresti
Desde que teve início em 2014, o programa de Coleta Seletiva realizado pela Acaresti tem ganhado destaque graças aos excelentes resultados, que transformaram a associação referência para outras cidades brasileiras e até para países vizinhos.
Atualmente, são recolhidos em média, 120 toneladas ao mês de materiais recicláveis. Os resultados são fruto da parceria entre a Acaresti e a população de Santa Terezinha de Itaipu, por meio do descarte consciente. “A união faz a força e os resultados provam isso. A conscientização da população aliada ao trabalho dos catadores tornou ao longo dos anos, o nosso município referência na destinação correta dos materiais recicláveis e na gestão dos resíduos sólidos. Ficamos muito felizes em compartilhar essa experiência, é gratificante”, finalizou o Paulo Ruppenthal