O mesmo aparelho, de alta tecnologia digital, só é oferecido no sistema público da capital paranaense
Alta qualidade, precisão e agilidade. Esses são os principais benefícios do equipamento de radiografia, um dos mais modernos em tecnologia digital, que passa a fazer parte dos serviços prestados pela saúde pública, na gestão do prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard.
A entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O dispositivo, alia tecnologia digital que capta os dados por meio de uma placa sensível à radiação e, em seguida, forma as imagens em pixels em conexão direta com o computador. Ele também possibilita a obtenção de imagens claras não apenas de fraturas, mas facilitando diagnósticos de patologias localizadas em diversas partes do organismo, com tempo reduzido de exposição do paciente aos raios X. A novidade liberada para uso, foi adquirida com recursos do governo do estado, destinados pelo deputado Ademar Traiano.
“O incremento da saúde pública em nosso município é uma constante e com a entrega deste equipamento de raios-X de alta qualidade digital, estamos dando mais um grande passo. Estamos reforçando o nosso comprometimento em saúde de qualidade para todos”, destacou o prefeito ao citar que “aparelhos modernos são importantes e necessários, porém o comprometimento da equipe humana é fundamental”.
O secretário de Saúde, Fábio de Mello, resumiu que “o equipamento é a cereja do bolo que faltava”. “Mais uma vez, o prefeito Cláudio concretiza as demandas necessárias para o atendimento da população”. O coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Santa Terezinha, enfermeiro Emerson Larssen, destacou a qualidade, comodidade e presteza nos serviços ofertados. “Esse é um equipamento novo, moderno que nos proporciona rapidez nos exames”, disse.
Mais investimentos – Além da novidade, as equipes de saúde contam com outros equipamentos disponibilizados recentemente, sendo eles: um desfibrilador, ultrassom portátil, berço aquecido, foco cirúrgico, ventilador pulmonar, bomba de infusão volumétrica de seringa, bisturi eletrônico, guincho hospitalar, sistema de compressão torácica portátil, carrinho para transporte de oxigênio e monitor multiparamétrico.
O total dos investimentos, incluindo o aparelho de raios X digital e demais equipamentos chegam a R$ 678.590,00.
Texto e fotos: DC STI