O processo de planejamento participativo para a revisão do Plano Diretor de Santa Terezinha de Itaipu, começou. Na manhã de quarta-feira, 4, o prefeito Cláudio Eberhard deu início à primeira fase de atuação, envolvendo representantes dos mais variados segmentos da sociedade, bem como equipe técnica e lideranças políticas.
A mobilização e envolvimento da comunidade tem duas metas primordiais: identificar a evolução da cidade (a partir do Plano Diretor colocado em prática em 2006) e traçar uma série de diretrizes que irão nortear o crescimento ordenado do município para os próximos dez anos.
“Uma cidade nunca fica pronta. Assim como, uma cidade evolui se houver o engajamento de todos; se cada um fizer a sua parte e pensar no bem coletivo, certamente teremos um ambiente melhor para se viver em todos os aspectos”, ressaltou o gestor público. Ele reforçou a importância da participação popular em todas as etapas do processo, ao salientar que “a responsabilidade em manter uma cidade ordenada não recai apenas sobre o gestor público, os vereadores e os secretários municipais, mas, sobretudo, é uma missão de todos”.
A revisão feita em cooperação é dividida em quatro etapas. A primeira, consistiu no lançamento do plano de trabalho. A segunda, consistirá em análise temática integrada para levantamentos técnicos; a terceira fase irá focar nas diretrizes e propostas para uma cidade sustentável e a quarta e última fase, no plano de ação, investimentos e institucionalização do Plano Diretor.
Vale ressaltar que serão realizadas cinco oficinas comunitárias, distribuídas por regiões, sendo elas: centro, Parque dos Estados, Santa Mônica, região dos conjuntos habitacionais e comunidades rurais. O objetivo será caracterizar as deficiências e potencialidades do município. “As datas serão estabelecidas e divulgadas para que haja o engajamento de todos”, disse a arquiteta e coordenadora da revisão do Plano Diretor, Julienne Ronsoni. O prazo para a entrega do produto final é 31 de maio deste ano.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Matendal, Santa Terezinha é motivo de orgulho por toda estrutura física e ações que proporciona. “Foi o prefeito Cláudio que em 2006, iniciou esse processo de crescimento ordenado de nossa cidade e, hoje, mais uma vez estamos em sua gestão buscando sugestões e meios para transformar o que já é bom, em algo muito melhor”, disse. Ele, assim como os demais, endossou a importância de trazer o plano diretor para o cotidiano de cada um. “Depende de todos”, pontuou o vereador.
Texto e fotos: DC STI