Esse é o mês de deixar o mundo cor-de-rosa e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Como são vários os fatores que devem ser levados em consideração, tanto para a prevenção quanto para o bem-estar de quem foi diagnosticada, o importante é estarem atentas umas com as outras.
O Outubro Rosa também é sobre apoio: incentivar mulheres a seguirem uma rotina de visita ao médico, que irá indicar as melhores formas de se antecipar a um eventual diagnóstico, e também aquelas que precisam de mais força para continuarem a luta contra o câncer, nesse momento difícil.
Em Santa Terezinha de Itaipu não é diferente, e sempre pensando no bem-estar da população, além de todo o suporte que o município disponibiliza para os tratamentos, a secretaria de Saúde organizou um cronograma, com horário estendido, que visa proporcionar um dia para as mulheres, que ainda não fizeram seus exames de rotina ao longo do ano, e incentivá-las a buscarem cuidados.
Com isso, as unidades básicas de saúde estarão realizando exames preventivos e exames físicos da mama, bem como testes de infecção sexualmente transmissível (IST), consultas odontológicas e nutricional, que também são de extrema importância para agregar aos cuidados da mulher.
Serão em dias e locais específicos, das 8h às 12h e das 13h30 às 20h, conforme agendamento prévio. Na sexta-feira, 8, as ações concentram-se na unidade básica de saúde da Região dos Conjuntos. Na quinta-feira, 14, é a vez da UBS do Parque dos Estados. Na quinta-feira, 21, os exames acontecem na UBS do bairro Santa Mônica e na terça-feira, 26, as ações encerram na UBS da Região Central.
“O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas. Nosso intuito é conscientizar cada vez mais as mulheres sobre a importância desse e de outros cuidados durante todo o ano.”, destacou a prefeita Karla Galende.