Santa Terezinha de Itaipu recebeu nesta sexta-feira (4) a 12ª segunda campanha de limpeza do lago, iniciativa que faz parte do convênio Linha Ecológica, entre a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros. A ação atingiu os seis pontos de pesca, e contou com a participação de aproximadamente 70 pescadores do município.
No total, mais de uma tonelada e meia de lixo foi retirada do lago. Entre os materiais recolhidos estão latas, garrafas PET, utensílios domésticos, eletrônicos e até móveis. No entanto, os itens mais preocupantes são embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes, devido ao alto potencial de contaminação.
Além de melhorar a qualidade ambiental do lago, a campanha busca conscientizar a população sobre o descarte adequado de resíduos e destacar o papel dos pescadores como agentes ambientais”, explicou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente do município, Rafael Garcia Neto.
Renda
Parte dos materiais coletados é encaminhada Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti), que dará um destino sustentável ao lixo retirado do lago. “O trabalho, feito em parceria com Itaipu Binacional, é fundamental, inclusive para garantia de renda, tanto de pescadores, quanto para os profissionais de reciclagem”, concluiu o secretário.