O Paraná tem 33 cidades entre as 200 mais sustentáveis do País, sendo Santa Terezinha de Itaipu o 3º município mais sustentável da região Oeste, 10º no estado do Paraná e 102º no ranking nacional das cidades brasileiras.
Os dados são do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), um trabalho inédito lançado na última terça (23) pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus países-membros.
“Estamos muito felizes com o resultado alcançado, pois ele foi possível graças as diversas ações realizadas nas diferentes esferas do poder público, onde destacam-se, a educação ambiental nas escolas, destinação correta dos resíduos sólidos, separação adequada dos materiais recicláveis em parceria com a população, além das ações de conscientização do meio ambiente, uso de energias renováveis e produção e consumo sustentável”, explicou a prefeita Karla Galende.
O índice é resultado de um extenso trabalho de seleção, coleta e sistematização de dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais dos 26 estados da Federação e cidades de todas as regiões metropolitanas e biomas do país.
A iniciativa se liga à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros, que estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.
O pacto supranacional foi detalhado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assinado por mais de 190 países, incluindo o Brasil. Os ODS lidam com temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, mudanças climáticas e promoção da igualdade de gênero.