O colégio estadual Ângelo Antonio Benedet localizado no bairro Santa Mônica em Santa Terezinha de Itaipu será transformado em colégio cívico-militar. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano na terça-feira (27).
Esta foi mais uma ação do deputado em prol da população itaipuense. O Paraná terá 215 colégios nesta modalidade em todas as regiões do Estado a partir de 2021, segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Na região Oeste, 13 cidades foram contempladas com o programa, entre elas Santa Terezinha de Itaipu que faz parte do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Os colégios foram selecionados pela secretaria de Educação e do Esporte e para oficializar a indicação, hoje e também amanhã (28) haverá uma consulta à comunidade em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo da escola.
Em Santa Terezinha a consulta vai acontecer das 08 às 20 horas. O resultado de todas as consultas deve sair até quinta-feira (29).
O Colégio Ângelo Antonio Benedet foi fundado em maio de 2000 , atualmente estão matriculados 400 alunos entre o sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. No Paraná 129 mil alunos de 117 municípios serão atingidos nesse novo formato de ensino, cujo investimento é de R$ 80 milhões de reais.
A nova modalidade funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis, ou seja, os militares atuarão na questão disciplinar enquanto os professores na área pedagógica. Um dos diferenciais, de acordo com o projeto, é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.
As unidades do programa de colégios cívico-militares foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno. Para implementar o programa, não haverá seleção de alunos.
O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
Redação: STI News