Neste sábado, 23, um forte temporal com ventos de 79,6 KM, atingiu os municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná.
Em Santa Terezinha de Itaipu, o temporal destruiu casas, danificou a rede de energia elétrica e comprometeu o abastecimento de água.
Todas as regiões do município sofreram prejuízos. A região do Loteamento Jardim Ascari foi a região mais afetada da cidade de acordo com a Defesa Civil de Santa Terezinha de Itaipu.
As equipes da administração municipal estão de plantão trabalhando nos reparos e limpeza da cidade causados pelo temporal. O acesso ao píer externo do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu está interditado devido aos danos causados no local.
A Defesa Civil alerta para que a população evite sair de casa durante o temporal e em caso de emergência, entre em contato com os órgãos competentes: Corpo de Bombeiros (45) 3541-2915; Defesa Civil (45) 9.9117-3987 (somente mensagens de WhatsApp); Administração Municipal (45) 3541-1184 (somente mensagens de WhatsApp).
A Defesa Civil nforma ainda que, as lonas são para uso interno nas casas, principalmente, para proteger móveis e eletrodomésticos, e que os moradores não tentem fazer reparos no telhado, evitando assim, possíveis acidentes.
A Companhia de Paranaense de Energia (Copel), informou que todas as equipes foram mobilizadas para recompor o sistema de energia no menor espaço de tempo possível. No momento, em todo o Estado, a Copel registra quase 435 mil unidades consumidoras sem energia e quase 4,6 mil ocorrências para atendimento.
As regiões Oeste e Sudoeste são as com mais unidades consumidoras desligadas, somando 177,4 mil. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp (41) 3013-8973.
Neste momento, em que os reparos e limpezas estão sendo realizados, a administração municipal pede a compreensão e solidariedade da população itaipuense. As equipes seguirão de plantão e disponíveis para auxiliarem no que for possível.
“Estamos acompanhando de perto todos os estragos causados pelo temporal deste sábado e com nossas equipes trabalhando em regime de plantão com uma força-tarefa para prestar todo o apoio necessário. Deixamos também todos nossos contatos de emergência à disposição da nossa população. Nos solidarizamos com a situação e pedimos a empatia e apoio de todos os itaipuenses.”, destacou a prefeita Karla Galende.